quarta-feira, 19 de novembro de 2008

E o discurso hipócrita continua

É impressionante o quanto os parâmetros morais católicos e principalmente vitorianos ainda nos assombram com seus preconceitos e determinações que toda a sociedade deve seguir. em especial a mulher.
É como se todo o discurso que "a mulher é importante", "que a mulher saiu do ambiente privado", "que a mulher é livre" não existisse, me responda desde quando a mulher é livre?
Primeiramente é considerada pecadora... depois colocam como a salvadora - desde que essa salvadora seja virgem e aceite todas as imposições vinda do ser superior -, mais tarde colocam o amor materno como algo divino, intrínseco feminino o qual a mulher não pode negar essa missão de maneira nenhuma. E com o movimento feminista e a saída feminina do lar os discursos não conseguem mais normatizar a conduta feminina caminhando para outro viés: a normatização do corpo, a prisão da mulher ao corpo feminino, alegando que nunca ela estará satisfeita com sua aparência, ligando-se diretamente com a cultura contemporânea do capital.
Um outro aspecto também é a normatização da conduta materna pelos médicos alegando que as mães por mais bem intencionadas que sejam não conseguiriam educar de uma maneira correta seus filhos, restando ao discurso médico essa função, para iluminar a caminhada feminina, uma vez que a mulher considerada inferior necessariamente precisou ser guiada pelos homens em todos os comportamentos.
E por fim a mulher que não pode decidir por si mesma se pode fazer aborto ou não, mencionando que o corpo é algo sagrado e divino, muito mais ainda o da mulher.
Por tudo isso ainda pergunto quando a mulher foi livre? Quando pode decidir por si mesma?
Nos dias de hoje homens que se dizem tão modernos e que aceitam a independência feminina em suas falas e atos deixam escapar que preferem as virgens, as quietinhas, as que ficam na delas, em fim as Amélias.... deixando transparecer que ainda aceitam a idéia de que existe uma mulher para casar, outra para o prazer e de quebra ainda se sobrar um tempo uma para flertar.
Obviamente que isso para o homem é normal, é da natureza dele, mas até onde vai a construção Histórica e o que é realmente da raça humana?
Não se pode mais limitar....
E quando a mulher faz algo um pouco diferente a moral bate de frente, muito mais no maior país católico do mundo, alegando que esse tipo de conduta não é natural feminina...
Quando que a mulher realmente será livre? Quando vai poder mandar em seu corpo?
Apenas quando todos forem desprovidos de quaisquer preconceitos de gênero, raça, cor, etc, e quando todos realmente se reconhecerem como iguais....
Se não toda essa hipocrisia de que somos livres e principalmente a mulher vai continuar

3 comentários:

Petrauskas disse...

Católicos entre aspas, nesse país, muitas pessoas são levadas pela onda, pela modinha, eu costuma dizer que as pessoas nascem católicas e flamenguistas ou corintianas, só pelo fato de que milhões de pessoas se dizem católicas e se dizem torcedores de flamengo ou corinthians...

Muito bom o post... bjo

Ligi disse...

brigada pet ^^
saudades
bjus

Anônimo disse...

Aeeeeeeeeeew!!
É Ligis botando para quebrar!! o//
Ei ei...agora sou acompanhante do seu blog também, o que significa que você tem que postar sempre que possível ou vou pegar no seu pé. xDDD

Saudadeeeeees!!